Coragem!

Depois de um tempo, você percebe que as coisas na vida passam, você segue em frente porque seguir em frente é natural, mas apesar de ver tudo acontecer nem sempre você consegue evoluir, mostrando maturidade sobre a vida. Muitas vezes o avançar é que representa o verdadeiro amadurecimento, a lição aprendida, o perdão dado, o olhar para si mesmo.

Quando você realmente se vê e se analisa, se questiona, se permite melhorar é então quando a vida segue e avança, de fato. É quando você mergulha em si mesmo, em seus defeitos, em suas limitações, resistências, mágoas. É quando você olha para tudo isso e entende porque chegou até este momento, o que te fez passar pelas situações pelas quais passou, e, sobretudo, quando você quer sair de um espaço criado pela sua mente para te proteger e te defender do mundo. Quando saímos da mágoa e enfrentamos ela de frente é quando avançamos para uma vida mais plena, realizada e totalmente feliz. Só que a questão é justamente essa. Quando e como sair da mágoa. Como sair de um terreno que nos parece confortável? Esta é uma tarefa bem delicada porque vai depender do quanto você estaria disposto a sair do que te prende. O quanto você quer se libertar e o quanto você deseja algo melhor na sua vida. O querer é muito importante para você começar o processo de evolução. Enquanto você não desejar estará apenas seguindo em frente, sem avançar, sem crescimento emocional. E isso inclui várias conquistas: você pode comprar coisas, ter dinheiro, sucesso no trabalho, só que se não crescer interiormente não irá avançar.

O psicoterapeuta alemão, Bert Hellinger, criador das constelações familiares e autor de vários livros, disse que “o novo só se abre quando o velho se desfaz”. Por isso, reforço a ideia de que tudo fará mais sentido quando estivermos em paz com nosso ser e com nosso coração. O amor, como sempre falo aqui nos textos, faz parte do avançar. O amor é a maior força que existe no mundo e capaz de permitir essa mudança em nosso caminhar. De que adianta construir um castelo quando o verdadeiro lar está no valor das pessoas e no que elas representam para nossa vida? Neste momento difícil que enfrentamos no mundo, quando paramos para nos cuidar e nos prevenir de uma doença nova que chegou e nos preocupa a cada dia, também é um momento de profunda reflexão sobre as nossas verdades. Quem somos, o que sentimos, o que estamos fazendo, o que queremos e para onde estamos caminhando? Estamos sendo coerentes com nossas convicções e princípios? Estamos nos permitindo evoluir como seres humanos e nos tornarmos pessoas melhores?

O blog está comemorando 10 anos. São 10 anos escrevendo sobre a vida, sobre sentimentos, experiências, sobre amor e crescimento. Uma longa estrada que me permitiu aprender, melhorar e escrever cada vez mais com mais amor e mais sabedoria de vida. Um tempo de amadurecimento que me fez perceber que a coragem nos faz sair da prisão e ser feliz. Coragem para avançar e não somente seguir em frente. Aproveite este tempo de cuidado para pensar sobre a coragem de olhar para dentro de si, de deixar o velho e buscar o novo. De deixar o passado no passado e olhar para o agora, para o futuro, para o melhor. Evolua. Seja feliz.

Deixe um comentário