Feliz 2021!

Quando eu olho pela janela vejo mais do que uma paisagem. Ali vejo o céu, às vezes cinza, às vezes bem azul e outras ainda com a luz do sol e algumas nuvens. Também vejo parte de um pinheiro lindo, grande, que me lembra dos pinheiros de Natal, iguais aos que meu pai plantou quando eu tinha nove anos na entrada de casa. Também vejo um galho de uma árvore pequena, que na primavera, traz flores brancas e cor de rosa. Só que mais do que isso tudo eu vejo aquilo que sempre escrevo no blog, quem me acompanha sabe que gosto de falar de sentimento. Vejo horizonte, vejo vida, vejo aquilo que eu sinto, projeto, espero, e ressignifico.

Este ano de 2020 representa uma enorme mudança da vida de muita gente, acredito eu. Não digo simplesmente por ser o ano da pandemia, mas pelas consequências que elas trouxe e escolhas que tivemos de tomar ao longo das coisas que iam acontecendo. O mundo fragilizou e o olhar para o outro falou mais alto. Num momento em que milhares de mortes eram anunciadas, o que era mais importante? Comprar uma roupa ou pensar no próximo? Se isolar ao testar positivo ou continuar a vida como se nada fosse? Ajudar o seu tio, seus pais, ficar em casa e perder dinheiro, ou arriscar a pele nas ruas? São perguntas complexas que não acho que tenham uma resposta certa. A resposta é aquela que mais se aproxima da sua realidade. Acho que, talvez, uma pergunta importante mesmo é perguntar para si mesmo por que que quero tanto saber o que o outro está fazendo? Para julgar? Não cabe julgamentos quando o assunto é a sobrevivência das pessoas. Não cabe apontar o dedo quando o importante, realmente, é apenas fazer o bem, hoje, amanhã e sempre.

Fazer o bem é pensar com coração, é ser sincero e honesto, consigo e com os outros e é assim que olhando pra trás, eu vejo na janela na minha sala. Vejo muita sinceridade nas decisões tomadas e no propósito das mudanças. E elas vieram, não foram poucas. O ano foi marcado por tantos acontecimentos trágicos lá fora, aí fora, mas o que bagunçou mesmo foi aqui dentro. Mas uma bagunça boa, daquelas que faz você pular em cima do sofá, fazer guerra de travesseiro e rir até doer a barriga. Uma bagunça gigante de felicidade. E sabe quando você faz a sua retrospectiva e pensa: “Não poderia ter sido melhor”! Não, não poderia! Porque quando você entende que você pode ter tudo o que você quiser, se sentir que tudo é simples, que as coisas são simples, se você se conhecer e saber o que te faz feliz, então o simples será, acontecerá. Não é nenhuma mágica, mas é a vida, a energia, o sentimento.

Não tem mais a cidade do turismo mundial, a terra das Cataratas, o emprego tão sonhado. Foi deixado de lado o conforto da casa da tia, a vida independente e sozinha. As mudanças e as escolhas ocorreram para uma vida cheia de amor, que também tem trabalho, casa, e dia a dia. As coisas são diferentes, só que muito melhores porque são as coisas que realmente fazem sentido. Então não importa o trajeto que você faz todos os dias, se a cidade é feia ou se é bonita, se o trabalho é muito diferente ou não. O que importa é o seu sentimento sobre o que você está vivendo, sobre a realidade que está inserido, se faz sentido para você. Se te faz sentir paz, se você está em paz. Se estiver, dentro de si, tudo aqui fora será bom e te fará feliz. E esse é o caminho! Para mim, para você, para qualquer um de nós. E eu não posso te dizer o segredo, eu posso apenas te mostrar os passos, mas quem deve andar é você.

Que 2020 fique guardado, com as lembranças das coisas que aconteceram na vida de cada um e que saibamos começar um 2021 olhando diferentes pelas janelas, do trabalho, de casa, nas janelas da vida. Olhe com amor para si, e o amor virá para você. Faça as coisas com amor, todos os dias, em tudo o que fizer. Um feliz caminho para você. Feliz vida, feliz amor, feliz 2021! Namastê!!!

Um comentário em “Feliz 2021!”

Deixe um comentário