Então o sonho se torna realidade!

Sempre gostei de escrever, brincava de professora com alunos imaginários quando era criança. Também fazia de conta que tinha um programa de rádio e de TV, e gravava entrevistas com meus primos, apresentando o Show da Xuxa. Tudo isso, com sete anos. A imaginação, rica e distante, me fazia voar pra longe, me contagiava. Escrever era uma forma de trazer um pouquinho aqui pra fora, essa Vanessa que já existia e gritava dentro de mim: uma escritora, que mal eu sabia.

Primeiro livro, escrito do começo ao fim, com entrevistas e decupagem de cada uma

As decisões, pautadas em contexto de crescimento, de busca pelo desenvolvimento pessoal, para o bem, sempre tendem a trazer bons resultados. Quando me mudei, não imaginava o tamanho da mudança que me esperava. Era o vento soprando que viriam grandes transformações, mas que eu precisaria respeitar e aceitar cada uma delas. Então, a vontade por mais crescimento e conhecimento estiveram sempre presente, mas permiti que o Universo tomasse conta, entendendo que essa era a hora de verdade. Passei a acreditar naquela voz baixinha que falava de vez em quando no ouvido. “Vai lá, você consegue. Você pode muito mais”.

Quando recebi o convite para escrever o livro para uma entidade de classe logo pensei. “É muita responsabilidade. Difícil pra mim”. Só que a voz baixinha brigava internamente com a Vanessa lá da infância que sempre demonstrou grande capacidade na comunicação. Por quê então, não dar certo? Por quê não acreditar? Resolvi encarar a oportunidade, mesmo com medo, mas no fundo eu sabia que tinha um certo domínio. Por mais que você nunca tenha feito, tem algo que bate forte em seu emocional e espiritual, fazendo você sentir que sabe, que entende e, sobretudo, que sabe como fazer. A tal maturidade, experiência de vida, segurança, que eu falo sempre aqui no blog. E foi essa segurança que me levou a mais de 140 páginas, escrevendo sobre a história da cidade, a história da vida de muitas pessoas, a trajetória (condensada) de um segmento.

Com a talentosa ilustradora da Capa, filha de produtores rurais de MS, Marcela Riedel

A História da Agricultura de Maracaju, Dos Campos de Vacaria para o Maior Produtor de Grãos do MS, me consolida como a escritora que sempre fui. Simples, singela, comedida, porém, profunda e inteira nos textos. Foi um mergulho de mais de um ano e três meses na produção deste trabalho. Um convite lindo, enviado certamente do Universo para mim. Uma chance única de provar, unicamente, para mim, o quão capaz eu poderia ser. E esse é um grande desafio na vida de muitas pessoas: saber compreender que é preciso provar à si mesmo suas questões. Não é à família e tampouco à amigos ou sociedade. Menos ainda, à internet que invade nossas vidas e controla tudo hoje em dia. É o desafio da humanidade em entender que nossas principais barreiras estão dentro de nós mesmos e eu provei disso ao lançar o livro para centenas de pessoas, sendo aplaudida e dando autógrafos depois.

Esse é um prestígio lindo, muito bom de sentir e receber. É um momento importante na vida de qualquer pessoa que escreve um livro, publica e divulga. Mas tão importante quanto, ou tão importante ainda, é a sensação de conquista que ninguém mais pode sentir por você. É o sentimento de gratidão à todas as escolhas e pelo caminho até aqui. É o orgulho de você, mesmo por nunca ter acreditado, mas por uma vez, ter se dado a chance de tentar. Acredite em você. Faça de coração as coisas, a vida se encarrega do depois! Namastê!!!

Deixe um comentário