Entendimento!

Sempre que eu precisava fazer alguma escolha, recorria à opinião dos outros. Lembro bem que eram dias e dias no sofrimento de não conseguir escolher o que fazer porque precisava ouvir as pessoas mais importantes que estavam ao meu lado. Meus pais, meus amigos, uma prima talvez. A opinião deles era como um veredicto para mim. Se para eles era melhor determinado caminho, era naquele que eu iria. Claro que, ouvia minha própria consciência, meu coração. Mas, tão importante sobretudo, era saber o que todos iriam pensar.

Isso me carregou por anos, no sentido mais puro da palavra. Me sentia carregada, mas não entendia por quê. O medo do julgamento também batia na porta, por isso, era mais fácil pedir opinião. Era como se eu precisasse de uma autorização alheia para eu mesma dar um novo sentido. Estranho, não? É o que chamamos de querer parecer sempre perfeita. Ela é querida, ela é inteligente, ela é boa filha, boa profissional. Boa pessoa. Boa em tudo e até demais. Só que na vida real, real mesmo, não é bem assim. Sabemos que não. Somos todos imperfeitos, temos dias bons e dias de tristeza. Temos nossas fraquezas e vulnerabilidades. A diferença é que, quando somos maduros o suficiente para entender isso, lidamos melhor, com mais clareza, leveza e compreendendo que tudo tem o tempo para acontecer e que cada coisa tem seu lugar. Que tudo bem hoje eu não estar me sentindo bem, mas amanhã vou erguer a cabeça e seguir em frente. Afinal, a vida segue, sempre segue.

O entendimento é a clareza da alma. Tão bonito e cheio de sentido dizer isso. Uma responsabilidade até em admitir. Quando maduros, muitas vezes nem queremos admitir que realmente entendemos para não nos machucar, para não ir mais longe ou não abrir certas feridas ou até para não mexer em algo que está lá, quieto, num lugar guardadinho. Então, em tantas vezes nós preferimos maquiar a verdade, esconder o sentimento e fazer de conta que esse entendimento maduro nem existe. É coisa de novela. É a tal sabotagem que falam, ou auto sabotagem. Enfim!

Essa é uma reflexão bem importante para avaliarmos o quanto é necessário e libertador nos permitirmos olhar para nossas vidas, para dentro de si como um mergulho interior e enxergar por detrás da cortina e entender o que sentimentos, o que queremos, e expor ao mundo, ao outro, ao trabalho, à nossa vida. Trazer isso para nós mesmos. O entendimento é revelador tanto quanto capaz de transformar nossos medos em coragem de dar um próximo passo, ou mesmo que, no entendimento simples de saber esperar o melhor momento. Mas, entender quem somos, o que queremos e o que devemos fazer são exercícios profundos de autoconhecimento. Te trazem para uma vida aqui fora. Sem máscaras, sem a cruel prisão de precisar pedir uma opinião. Você entende que você pode escolher, definir, perguntar, agir. Você pode ser quem é, com seus defeitos, suas qualidades. Com seu jeito de ser, suas vontades e sonhos. Seja você, sempre. Seja luz e deixe que a sua luz ilumine por onde você passar. Namastê!

Um comentário em “Entendimento!”

Deixe um comentário